Como usar o CRM para impulsionar suas vendas
Quando pensamos em impulsionar vendas de uma empresa, a primeira estratégia que vem à mente é aumentar as propagandas. Isso, claro, é um fator importante para alcançar o sucesso. No entanto, é preciso investir em um relacionamento próximo com os clientes e prospects. E é neste cenário que entra o CRM.
Ainda há muita gente que não sabe o que é ou como utilizar essa ferramenta. Aproveitar todas as vantagens que essa plataforma oferece é o primeiro passo para impulsionar suas vendas.
A seguir, você vai descobrir o que significa CRM e como esse conceito vai ajudar seu time de Vendas a entregar mais resultados. Acompanhe a leitura!
O que é e como funciona o CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management. Ou, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Existem plataformas específicas para este fim, como o Pipedrive, Hubspot e RD Station, o que não deixa de ser uma estratégia de negócio. O objetivo é simples: colocar o cliente em local de destaque durante o processo de negócios.
Neste artigo, iremos focar nas técnicas e nos sistemas. Afinal, não basta contratar uma plataforma. É preciso criar uma cultura na empresa e mostrar como o vendedor pode utilizar esses princípios no seu trabalho. Ou seja: como fazer um planejamento de vendas considerando os princípios de CRM para impulsionar os resultados.
Clique aqui para conhecer a importância dos sistemas de CRM para qualquer empresa.
Como usar o CRM para impulsionar suas vendas?
Empresas que usam estratégias de CRM notaram 29% de aumento nas vendas. Estes dados da Small Biz Genius mostram a importância de adotar essas técnicas dentro do negócio.
Fazer a Gestão de Relacionamento não ajuda apenas na atração de novos clientes. De acordo com a Capterra, ter um software de CRM e aplicar suas estratégias aumentam as taxas de retenção e satisfação em 47%.
Deu para entender a importância desse planejamento estratégico dentro das empresas? A seguir, separamos algumas dicas de como usar o CRM para impulsionar suas vendas.
Crie uma cultura de CRM
O primeiro passo é garantir que todos da equipe de venda estão na mesma página. Isso significa criar uma cultura de CRM, ou seja, estimular que os colaboradores assumam posturas mais ativas neste relacionamento.
Na prática, é ter uma equipe que não espera a solução chegar. São pessoas que vão atrás do cliente com ações de prospecção, que buscam se educar nas melhores práticas do mercado, a começar por este artigo, que você pode compartilhar com seu time!
Acompanhe o ciclo de vendas
Você está familiarizado com o termo “ciclo de vendas”? Se não, anota aí: é o tempo médio que sua empresa leva para fechar uma venda. Quanto mais acelerado for esse processo, mais rápido seu comercial pode se mover para o próximo prospect.
O CRM é uma estratégia essencial para acompanhar e acelerar esse ciclo. Afinal, é preciso trabalhar todas as etapas do funil de venda. A experiência da Orin indica que marketing de conteúdo, automação de marketing e CRM são o caminho ideal.
Conhecer melhor seus clientes
O quão bem você conhece seus clientes? Sabe quais são os principais motivos de compra e os motivos de perda? Ter essas informações em mãos é crucial para definir novas estratégias.
Afinal, seus clientes podem não estar fechando negócio por questões internas — falta de recurso, timing errado, entre outros. Agora, os gestores comerciais precisam saber quando os clientes não compram por conta da empresa: falhas no discurso de venda ou pouca eficiência do processo.
Fatores como nível de maturidade, área de atuação do contato, histórico de compras… Tudo isso influencia no sucesso (ou fracasso) de um contrato. Neste sentido, o CRM é uma opção melhor em comparação com as planilhas, pois permite a criação rápida de um relatório. Tais dados ajudam a identificar padrões que, por sua vez, vão ajudar as equipes a reestruturarem seus processos e estratégias.
Envie e-mails e propostas
Faz parte da rotina da equipe de vendas fazer e-mails de propostas, follow-up e outros tipos de contato. No entanto, quanto maior for o seu time, maiores serão as chances de desencontro de informações. Se algum colaborador ficar doente ou sair da empresa, o que acontece com seu histórico?
Boas ferramentas facilitam o acesso ao histórico e permitem disparos automáticos de e-mails. Se um cliente não responde há uma semana, por exemplo, é possível fazer uma automação perguntando se ele precisa de ajuda. Se não houver retorno, a própria plataforma já exclui aquele lead ou retorna para etapas anteriores do pipeline.
Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre CRM, uma ferramenta que veio para ficar. Além de impulsionar as vendas, você terá um relacionamento melhor com o cliente e maior conhecimento da sua base.
Queremos ouvir a sua opinião!
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