4 maneiras de se tornar relevante com conteúdo de valor

4 maneiras de se tornar relevante com conteúdo de valor

4 maneiras de se tornar relevante com conteúdo de valor

Encontrar respostas para o que buscamos nunca foi tão fácil. No meio digital vários materiais podem ser encontrados a todo momento, mas nem sempre é conteúdo de valor.

Infelizmente, não é em todos os sites que podemos encontrar informação valiosa, concorda? No marketing digital, fornecer um conteúdo de valor é o que vai trazer resultados para o seu negócio.

Quer descobrir como se tornar relevante com conteúdo de valor? Leia esse artigo até o final!

Conteúdo de valor: por que é importante?

Quando o assunto é criar uma boa presença na internet e relacionar-se melhor com os clientes, logo se fala em marketing de conteúdo, um conjunto de estratégias que tem como principal foco a criação de conteúdo de valor.

Esses materiais, que podem ser textos de blog, infográficos, e-books, vídeos e até mesmo posts de redes sociais, trazem diversos benefícios para a organização e diferente do que alguns gestores podem pensar, não é um luxo e sim uma necessidade cada dia maior.

A grande maioria dos brasileiros possui acesso a computadores ou celulares que permitem que eles usem a internet para se informar, divertir-se e, claro, comprar! Por isso, estar cada dia mais presente digitalmente e com qualidade se torna necessário.

Pensando nesse conjunto de estratégias repleta de vantagens, separamos os principais benefícios de investir na produção de conteúdo de valor.

Cria autoridade

A criação de autoridade é um dos maiores benefícios quando se fala em produzir conteúdo de valor. Isso porque na internet existem milhões de concorrentes presentes e sobressair-se perante eles é essencial para atingir seus objetivos.

Produzir conteúdos ricos, atualizados e que tragam informações úteis, assim como bem escritos e que atendam as necessidades do consumidor, não traz apenas cliques e visualizações, mas uma maior confiança na sua empresa.

Afinal, se você posta materiais de qualidade, significa que sua organização entende do que está escrevendo.

Atrai e fideliza clientes

Outro grande benefício desse tipo de ação é o de atrair clientes novos, assim como fidelizar os existentes, que sempre estarão ligados nos seus canais para consumir mais conteúdo.

Aqui, a dica é sempre estudar o público-alvo, para trazer materiais de qualidade e que tenham uma grande relação com essas pessoas, para que não deixem de manter contato com sua organização.

Não se esqueça que mais que consumidores, seus clientes são pessoas com sentimentos, desejos, dores e vontades, onde a produção de conteúdo pode ser uma grande aliada para tornar sua presença ainda mais completa.

Gera mais engajamento nas redes sociais

Um conteúdo de qualidade, mais do que informar ou trazer credibilidade para a sua empresa, também incentiva os seguidores a realizarem alguma ação, seja marcar amigos, compartilhar, comentar ou até mesmo repostar em suas redes sociais.

Atualmente, uma boa taxa de engajamento significa que as pessoas se sentem próximas da empresa a ponto de se sentirem seguras para interagir. Essas interações são ótimas oportunidades para responder e criar bons momentos com as pessoas.

Por falar nisso, o marketing de conteúdo é muito buscado atualmente, justamente por permitir a produção de diferentes materiais. Um storie bem feito e que apresente altas taxas de engajamento pode ser considerado um conteúdo de valor, por exemplo.

Mantém os clientes informados

Na era das fake news e informações sensacionalistas ou pela metade, trazer conteúdo de valor, ou seja, matérias completas, com embasamento e sem “meias verdades”, é fundamental.

A produção de conteúdo, quando feita corretamente, permite que seus clientes fiquem atualizados e informados sobre o setor de atuação da sua empresa e até mesmo novidades.

Mas como se tornar relevante com conteúdo de valor?

De forma resumida, o Marketing de Conteúdo tem o propósito de criar um relacionamento com seu público-alvo e fidelizar o cliente por meio da geração de conteúdo de valor.

Com isso, você atrai e envolve as pessoas, gerando uma percepção positiva da sua marca. A consequência disso? Mais negócios e resultados favoráveis para sua empresa!

Existem alguns aspectos bem importantes que devemos considerar na hora de produzir um conteúdo de valor. Veja quais são eles a seguir!

Conheça seu público

O foco do conteúdo está em ajudar o seu público entregando uma informação que seja relevante para ele.

Produzir um conteúdo que você acha que tem que criar ou que te agrada não vai funcionar.

Primeiramente, é necessário conhecer o seu público para depois descobrir o que ele precisa e então criar conteúdo de valor que o ajude a resolver seus problemas e vencer os desafios que está enfrentando.

Procure por novidades no seu segmento, incentive, eduque o seu público. Apresente ideias, novas ferramentas e soluções para o que ele procura.

Conhecer seu público também vai te ajudar a encontrar o formato de conteúdo que mais se adapta ao estilo do seu cliente.

Vale lembrar que quando falamos em conteúdo de valor, não nos referimos apenas a blog posts, por exemplo.

Se seu cliente odeia ler, você vai investir tempo produzindo artigos? Gravar vídeos seria o mais recomendado.

Já se seu público passa horas e horas no trânsito, um podcast cairia super bem, não acha?

O conteúdo precisa ser parte de toda uma experiência

Ter um bom conteúdo não é garantia de nada. A maioria – senão todos – dos seus concorrentes têm conteúdo.

Com informação sobre praticamente tudo na internet, o grande diferencial vai ser o valor que você gera.

O seu conteúdo – sejam os textos do seu site, landing pages, posts no blog, e-mails, redes sociais, entre outros – precisa ser parte de uma experiência inesquecível.

Isso é muito mais fácil quando sua marca possui um propósito – mas calma, falaremos mais sobre isso adiante.

Você precisa entregar relevância com um conteúdo de valor que impacte quem o consome.

Certamente seu público vai consumir um conteúdo com o qual se identifique.

Crie conexões com as pessoas

O que você defende enquanto marca e empresa é o que guiará seu posicionamento para suas ações como negócio e também para o marketing.

Uma estratégia de conteúdo deve priorizar a conexão com as pessoas.

Muitas vezes focamos em resultados rápidos e esquecemos desse princípio tão importante.

Quando resumimos tudo a relações humanas, as pessoas vão continuar a ter acesso a conteúdo de valor.

Só crie conteúdo de valor

Sabemos que construir uma marca com propósito exige muito mais trabalho do que simplesmente começar um negócio sem o devido planejamento.

Mas, como já mencionamos anteriormente, o posicionamento da sua marca é o norte para ações de marketing e, consequentemente, para produzir conteúdo de valor.

Se você investe tempo para construir uma marca autêntica, as pessoas vão ouvir falar sobre ela. E vão procurar pelo seu negócio.

Certamente as empresas que estão dispostas a fazer esse trabalho serão as que vão se destacar em uma estratégia de marketing digital.

Aproveite as dicas desse artigo para se tornar relevante com conteúdo de valor!

Quer saber mais sobre a produção de conteúdo? Confira nosso infográfico com os tipos de conteúdo que você pode usar online.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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