Como criar uma newsletter de sucesso?
Saber como criar uma newsletter é uma necessidade para empresas que estão começando no marketing digital, já que essa é uma das ferramentas mais consolidadas nesse setor.
Inclusive, é de extrema importância entender como ela funciona, o que esperar dela e o que os clientes podem ganhar ao se inscreverem nesse serviço, além de, claro, saber como criar a sua, seguindo os valores da empresa e do seu ramo de atuação.
Ademais, principalmente para quem está começando a criar uma presença digital, é interessante diferenciar essa ferramenta do e-mail marketing, que, apesar de ser muito importante também, tem outras finalidades.
Entenda nesse artigo o que é e como criar uma newsletter de sucesso, de forma a aproximar os clientes e fortalecer a relação com eles.
O que é uma newsletter?
Antes de explicar exatamente o que é uma newsletter, é essencial observar que nem todos os esforços dentro do marketing digital possuem a única função de fazer a empresa vender mais.
As ações na internet vão além disso e muitas podem ser utilizadas para trazer credibilidade, visibilidade, estreitar relações com os clientes e leads, entre outros objetivos.
A newsletter é um desses esforços que não possuem apelo comercial, e que, apesar disso, apresentam resultados de outras formas, como engajamento, defensores da marca e muito mais.
Essa ferramenta, muito usada na internet e que provavelmente você já recebeu, nada mais é que um e-mail enviado com determinada frequência, geralmente quinzenal ou mensal, com o intuito de trazer informações e dados sobre o setor.
Geralmente, trazem novidades sobre as últimas matérias colocadas no blog da organização, notícias sobre a empresa, entre outros temas.
São disparadas para pessoas que a assinaram, geralmente a partir de pop-ups no site da empresa ou no blog, por exemplo.
Apesar da natural comparação ao e-mail marketing, há algumas diferenças, como, no caso desse último, o apelo comercial, a ausência de assinatura e a periodicidade, que pode ser menor, de acordo com a ação.
Por não ter assinatura, não significa que a lista de mailing é comprada ou adquirida sem o consentimento do lead. Geralmente, o e-mail marketing é enviado para pessoas que preencheram formulários de landing page, cadastros em e-commerces e outros.
Os e-mails com intenção comercial são separados em alguns tipos, como:
- Sazonal: enviado em datas comemorativas para incentivar as vendas,
- Promocional: ideal para divulgar produtos, novidades e promoções,
- Transacional: enviado automaticamente após uma ação, como abandonar o carrinho,
- Para ativar clientes: é disparado para clientes inativos, geralmente com descontos.
Por que criar uma?
Agora que você sabe o que é uma newsletter, é hora de entender por que investir na criação de uma.
A resposta é relativamente simples: ela apresenta resultados e é uma forma de fortalecer ainda mais as estratégias de marketing digital, como o inbound marketing.
Este, por sua vez, tem como um de seus pilares trabalhar a relação da marca com clientes em potencial, para que eles possam comprar futuramente.
A newsletter é uma boa maneira de se comunicar e aproximar a base de e-mails, além de trazer credibilidade para sua empresa, já que aborda temas interessantes para os clientes em potencial e os mantêm por dentro das notícias e novidades do setor.
Como criar uma newsletter com alto engajamento?
De fato, para muitas empresas, faz sentido investir nesse tipo de conteúdo, mas é preciso colocar em prática, ter uma estratégia e saber como criá-la da melhor forma.
Veja a seguir como criar uma newsletter e obter engajamento:
Planeje
Toda estratégia, para obter sucesso, precisa de planejamento, e, ao criar uma newsletter, esse deve ser essencialmente o primeiro passo.
Nessa etapa, é importante nomear a criação, para que todos envolvidos no processo estejam alinhados sobre o tema, possibilitando-os desenvolver as ideias de acordo com as necessidades do projeto.
Depois disso, é hora de escolher as personas que irão ler esse e-mail, o que irá tornar a escolha do conteúdo a ser criado mais direcionada e com grandes chances de sucesso.
Por fim, escolhe-se a frequência de envio, para que não seja muito espaçada nem maçante para quem irá ler.
Escolha uma ferramenta
O marketing digital é repleto de ferramentas e, para criar uma newsletter, não seria diferente.
Sendo assim, é comum e altamente necessário utilizar um bom recurso de automação, que irá se encarregar de enviar os e-mails, mensurar os dados e, dependendo do caso, até ajudar na criação de layouts.
Escolher uma ferramenta entre tantas no mercado não é fácil. Mas a dica nesse momento é levar em conta suas necessidades.
Defina o layout adequado para seu público
Mesmo que o foco desse e-mail seja informar as pessoas, trabalhar no layout, ao se criar uma newsletter é essencial, tanto para tornar a leitura mais fluida, como trabalhar na identidade visual da empresa.
O layout é muito importante e deve ser escolhido minuciosamente, de forma que não crie uma poluição visual para determinado perfil de cliente ou lead.
A dica é novamente recorrer às personas escolhidas para determinar a escolha do design com mais cautela.
Tenha um conteúdo de qualidade
Se o foco da empresa, ao criar uma newsletter, é oferecer conteúdo, ele precisa ser de qualidade. E, quando falamos nisso, estamos englobando o tom de voz, pesquisa, relevância, credibilidade das fontes e formato.
Por isso, pesquise bastante, escreva frases curtas e objetivas, de modo que sejam informativas e agradáveis de ler.
A dica é escrever com a intenção de manter os leitores interessados e curiosos com o decorrer do texto.
Revise
Revisar é um dos passos mais importantes. Nesse processo, você vai reler o texto, conferir se os links funcionam, se o layout está de acordo com a proposta, entre outros fatores.
Uma dica importante é abrir o modelo de e-mail em diferentes plataformas para garantir que ele é responsivo e tem boa legibilidade.
Analise os resultados
Após criar uma newsletter e enviá-la à sua base de e-mails e, é preciso avaliar os resultados da ação.
Verifique como está a taxa de abertura, se os e-mails estão sendo direcionados à caixa de spam das pessoas, ou se elas estão descadastrando suas assinaturas.
Além disso, é bom também verificar como está o engajamento das pessoas e a quantidade de e-mails inativos, ou seja, aqueles que não fazem nenhuma ação há um bom tempo.
Gostou de saber como criar uma newsletter e obter resultados com ela? Acreditamos que você também pode se interessar por entender qual a importância do e-mail marketing para as empresas.