Como utilizar o WhatsApp como canal de venda e de atendimento empresarial?
Criado em fevereiro de 2009, o WhatsApp é um aplicativo conhecido mundialmente pela facilidade em troca de mensagens, vídeos, fotos, áudios e, até mesmo, documentos. O sucesso desta plataforma é tão grande que ela tem uma versão específica para atendimento empresarial e vendas.
Após ter sido comprado pelo Facebook em 2014 por $22 bilhões de dólares, o aplicativo passou a apresentar várias ferramentas e funcionalidades empresariais e se tornou um canal ainda mais popular para as empresas.
Vale lembrar que quando o aplicativo começou, o foco era a troca de mensagens rápidas e de maneira facilitada, mas o WhatsApp Business, o app em sua versão empresarial, é uma excelente ferramenta para fazer negócios, vender e aumentar o networking.
Entenda como você também pode fazer isso e agregar o aplicativo para fazer parte do seu atendimento empresarial e vendas com dicas interessantes e práticas!
Como utilizar o WhatsApp como canal de atendimento empresarial?
O WhatsApp Business é repleto de possibilidades, mas é preciso saber usar suas funcionalidades corretamente para obter o máximo de resultados e evitar os erros mais comuns.
Confira algumas dicas para ter um atendimento adequado nesse canal:
Tenha uma boa apresentação
Muitas empresas utilizam e-mails e ligações telefônicas para fazer o primeiro contato com os leads.
Já pensou em também adicionar o WhatsApp como opção?
Para que o uso dessa nova forma de contato não gere estranheza ou soe como inconveniente, é preciso que a equipe de vendas seja treinada para se apresentar calmamente, não enviar muitas mensagens ao mesmo tempo e logo dizer a intenção do contato.
É importante também dizer como conseguiu o número da pessoa e se ela gosta de conversar pelo aplicativo.
Caso o seu possível cliente prefira uma conversa síncrona, é possível ainda combinar pelo canal um horário mais propício para falarem por telefone ou agendar uma visita, por exemplo.
O importante é usar essa plataforma como mais uma possibilidade de contato, de forma coerente e sem atrapalhar o cotidiano do cliente ou lead.
Importante: lembre-se de sempre seguir a legislação a respeito da coleta, armazenamento e uso de dados, ainda que públicos.
Aposte na criação do catálogo
Por meio do WhatsApp Business é possível criar um catálogo para a sua empresa.
Esse é um recurso importante para dar mais autonomia para os seus clientes.
Nele é possível colocar horários de atendimento, imagens e, como o nome sugere, criar um catálogo com detalhes e características dos seus produtos.
O app na versão empresarial permite ainda configurar mensagens automáticas, tanto de saudação como para avisar sobre o encerramento de expediente e o que mais faça sentido para o seu negócio.
Voltando ao catálogo, além dele ajudar no atendimento empresarial e no curso do chat, pode fazer com que as vendas também melhorem, já que de forma rápida e sem burocracia o cliente pode finalizar a compra em segundos e sem precisar falar com um atendente ou vendedor.
Crie linhas de transmissão e stories
Não é só o Instagram possui stories!
O WhatsApp também possui essa ferramenta que ganha outro nome, o status, ele possui a mesma finalidade, postar imagens ou artes que ficam disponíveis apenas por 24 horas.
Diferente do outro aplicativo, para que os status sejam vistos pelos seus amigos e clientes é preciso que eles tenham o contato adicionado.
Sendo assim, você pode pedir cuidadosamente para que um cliente adicione seu número para não perder as novidades que serão publicadas nesse meio.
Outro recurso interessante é a linha de transmissão, que é uma exclusividade do WhatsApp.
Ela permite que você mande mensagens em massa para seus contatos, de forma a contar sobre novidades, oferecer produtos, indicar promoções, dentre outros.
Não se esqueça de antes de adicioná-las nessas listas, pedir a permissão delas.
Analise os resultados
Um dos maiores benefícios em se trabalhar com canais digitais é a possibilidade de mensurar diversos fatores em tempo real.
Então, por que não usar os resultados dos relatórios feitos por essa rede social a seu favor?
Para saber se sua estratégia de vendas e atendimento empresarial está dando resultado, bata os dados de mensagem enviadas X recebidas para compreender se está com uma base velha de contatos ou se estão bloqueando seu número por não gostarem das mensagens.
Você também pode avaliar a taxa de respostas das pessoas em determinado tipo de mensagem e traçar estratégias em base disso.
Se, por exemplo, o seu público adora receber mensagens sobre promoções, ao passo que ignora totalmente novidades sobre a empresa, comece a focar em conversas mais curtas e comerciais.
Outro indicativo importante é o nível de visualizações dos status.
Nenhum dado deve ser deixado de ser mensurado ou estudado, já que podem trazer ótimos insights.
Crie conteúdo para todo o funil
Essa é uma dica muito importante e pouco falada.
Apesar de o uso do WhatsApp ser muito focado para vendas e atendimento empresarial, ele não deve ter seu uso apenas com intuito comercial.
A ferramenta permite que você distribua textos, status, mensagens personalizadas e outros formatos com conteúdos variados para todo seu funil.
Desde o lead que foi captado agora e não tem intenção de comprar nesse momento, até o cliente fiel merecem conteúdos diferentes e adequados para sua etapa na jornada de compra.
Mais do que vender, o foco da sua empresa deve ser sempre criar relações genuínas e duradouras com clientes, leads e o público-alvo em geral!
Agora que você já sabe como agregar o uso do WhatsApp na sua estratégia de vendas e atendimento empresarial, aproveite para continuar por dentro de nossas dicas e novidades, nos siga no Instagram!