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Branding Experience: entenda a importância da experiência da marca

O fato de vivermos cada vez mais conectados interfere diretamente na maneira como as marcas se relacionam com os consumidores. Na Comunicação Digital, este relacionamento está mais estreito e a experiência do cliente em relação a uma marca tem um peso muito mais significativo. Em muitos casos, a experiência vivida pelo usuário vai aproximá-lo da marca, conceituando a estratégia de branding experience.

Durante a palestra no 19º Encontro Locaweb, em Porto Alegre, o empresário e um dos fundantes da AG2, César Paz, discutiu sobre o tema e ressaltou que as marcas precisam desenvolver uma cultura da experiência, pois não adianta ter apenas uma boa comunicação se o consumidor é enganado sobre o produto entregue.

É preciso fazer muito mais do que vender para se manter no mercado atual. O engajamento do cliente com a marca é fundamental para criar vínculos e proporcionar experiências positivas nesta relação. Paz destaca ainda que não são apenas os produtos que contam, mas a estratégia de como eles se relacionam com as pessoas.

Uma marca precisa provocar emoções, pensamentos e respostas comportamentais. A proatividade por parte da empresa é ainda mais importante para criar uma experiência da marca.

As marcas líderes no mercado já entenderam a importância de se conectar com seus consumidores para proporcionar experiências únicas, diferenciadas e inovadoras. E o você, já parou para analisar como está a estratégia de branding experience do seu negócio?


O que deve fazer quem cuida de marcas?

Crie cultura de experiência. Como? Siga os passos abaixo:

UX: User Experience Design – ou design da experiência do usuário – é a ciência que se preocupa com a relação de um produto/serviço com o usuário, buscando facilitar esta interação.

CX: o Customer Experience está mais ligado à marca e em como as pessoas interagem com ela. Tem uma área de atuação mais ampla que a do UX, pois se preocupa com todas as interações que uma pessoa tem com a marca, envolvendo a jornada completa de interações do consumidor com as diferentes plataformas e pontos de contato da empresa.

BX: o Branding Experience, como explicado anteriormente, é a experiência gratificante em todos os pontos de contato da marca com as pessoas.

HCD: Human Centered Design – ou Design Centrado no Ser Humano – é um processo que desenvolve soluções para problemas envolvendo a perspectiva humana em todas as etapas de resolução de problemas. O design centrado no ser humano está focado na observação do problema dentro do contexto, brainstorming, conceituação, desenvolvimento e implementação da solução.


Infográfico Branding Experience:

A equipe da Orin participou da última edição do Encontro Locaweb, que ocorreu em Porto Alegre. Confira no infográfico abaixo as principais informações da palestra ministrada pelo empresário e um dos fundantes da AG2, César Paz.

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