MENU
X
Notícias

Tendências do mercado virtual: a importância de um e-commerce

Considerado um dos poucos setores a andar na contramão da crise, o e-commerce é uma tendência do mercado virtual que está mudando o modo de funcionamento de muitos negócios. 

Para ter destaque atualmente, uma empresa deve pensar na sua performance na internet para estar integrada a esta nova economia. Hoje, o e-commerce no Brasil é uma realidade concreta e com perspectivas muito positivas para o futuro. 

Se você ainda está pensando em investir em uma plataforma de comércio eletrônico deve estar atento para não ficar para trás de empresas concorrentes que já estão inseridas neste mercado.

Aliados às estratégias de atendimento multicanal, muitas empresas mantêm uma loja tradicional, porém, também possuem uma loja virtual.


E-commerce tem crescimento de 7,4% no último ano 

O e-commerce no Brasil fechou 2016 com faturamento de R$ 44,4 bilhões, registrando um crescimento nominal de 7,4% em comparação com 2015. Os números foram divulgados no relatório Webshoppers nº 35, publicado pela Ebit, empresa de informações sobre o varejo eletrônico nacional. 

De acordo com o gerente de marketing da Locaweb, Luis Carlos dos Anjos, o número de e-consumidores não para de crescer. Uma informação em evidência é o aumento das vendas via dispositivos móveis (tablets e smartphones). 

Na 19º edição do roadshow Encontro Locaweb, em Porto Alegre, Anjos mostrou o exemplo da Privalia - outlet de moda online e lifestyle para homens, mulheres, crianças e para casa. Por meio de estratégias utilizadas no aplicativo (veja mais no infográfico abaixo), o mobile passou a converter cinco vezes mais do que o desktop.

 

O papel estratégico das lojas virtuais 

No e-commerce, a relação ocorre entre um comprador e um computador localizado em qualquer lugar do planeta. Um projeto bem elaborado pode reduzir os custos de todo o seu ciclo comercial de um modo surpreendente. 

Facilidade, conforto e agilidade são premissas básicas que o consumidor busca encontrar nas lojas virtuais. A comodidade de receber a compra sem sair de casa proporciona uma economia de tempo para esse usuário. 

Logicamente, uma boa usabilidade é um dos principais fatores no processo de aquisição do produto em uma loja virtual. Se o usuário não se sentir à vontade ou não encontrar facilidade na plataforma, a chances do processo de compra não ser concluído é grande.

 

Previsão para 2017 

A previsão do relatório da Ebit aponta que o e-commerce brasileiro faturará R$ 49,7 bilhões neste ano. O número representa um crescimento nominal de 12%. 

A Ebit prevê ainda 40% de crescimento das compras feitas por meio de dispositivos móveis no comércio eletrônico. A expectativa é que 32% das transações provenham de smartphones e tablets em dezembro de 2017.

 

Infográfico: Tendências do mercado de internet 

A equipe da Orin participou da última edição do Encontro Locaweb, que ocorreu em Porto Alegre. Confira no infográfico abaixo as principais informações da palestra ministrada pelo gerente de marketing da Locaweb, Luis Carlos dos Anjos.


54 - 3292.2197 - orin@agenciaorin.com.br
Rua Ernesto Alves, 2350 - Sala 21 - Bairro Centro - CEP: 95270-000 - Flores da Cunha - RS - Brasil