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Diferença entre marketing digital para B2B e B2C

Diferença entre marketing digital para B2B e B2C

Diferença entre marketing digital para B2B e B2C

O marketing digital é indispensável em qualquer tipo de empresa. Mas para fazer um bom trabalho é preciso conhecer bem os seus clientes, ou nesse caso, as suas personas. Nesse cenário, é fundamental entender como aplicar o marketing digital para B2B e B2C.

Todas as nossas estratégias devem ser voltadas pensando no nosso cliente, o que influencia diretamente na forma que fazemos o nosso trabalho de marketing. Mas você sabe o que é B2B e B2C? Conhece as diferenças entre esses modelos de negócio?

Hoje nós vamos te mostrar essas distinções entre os dois modelos e qual é a importância de adequar nossas ações na hora de colocar em prática a sua estratégia em marketing digital.

Quais as diferenças entre B2B e B2C?

Vamos descobrir o que é um modelo B2B e B2C:

O que é B2B?

B2B é uma sigla que representa Business to Business, ou seja, são os negócios de empresas para empresas. Quando o trabalho de venda é realizado da sua empresa com outra empresa, aí temos a aplicação dessa definição.

Indústrias que negociam com distribuidoras, com atacadistas ou até mesmo com outras indústrias são exemplo desse modelo B2B.

O que é B2C?

Já o B2C é uma sigla que representa Business to Consumer ou negócios de empresa para consumidor. Nesse caso, o B2C é o trabalho de venda que uma empresa realiza com o cliente final.

Esse modelo se aplica na prática quando um revendedor entrega os produtos diretamente ao consumidor. Usando uma loja de departamentos como exemplo, ela compra os produtos dos fornecedores (modelo B2B) e vende em seguida para o cliente final (modelo B2C) encerrando o ciclo.

O que fazer de diferente no marketing digital para B2B e B2C?

Agora que já vimos como se diferencia o B2B do B2C, notou que o público que faz parte de um grupo é completamente diferente do outro? A rotina de cada um não é parecida e suas tomadas de decisões são baseadas em pontos distintos.

É essa diferença que vai nos indicar quais características são necessárias no marketing digital voltado para um ou para o outro. Os canais de marketing utilizados podem até ser os mesmos, como as redes sociais, o e-mail e os blogs, mas a forma como vai usar a sua comunicação é que precisa ser específica em cada cenário.

Então vamos conhecer agora quais são essas características:

Características do marketing digital para B2B

O método para conseguir novos clientes B2B através do marketing digital possui uma forma bem mais específica. É que nesse modelo, os decisores são executivos responsáveis por uma parte estratégica dos negócios.

Tendo isso em mente, a sua comunicação para fechar uma venda no cenário B2B deve ser baseada em números e resultados. É preciso trabalhar com dados que comprovem a eficácia da sua solução.

Conheça os pontos principais que precisam ser incluídos na sua estratégia de comunicação para B2B:

  • Aumento do lucro: mostre como a sua solução vai atuar para o aumento da lucratividade do seu cliente;
  • Redução dos custos: apresente informações que comprovem que sua persona terá considerável redução de custos ao optar por trabalhar com você;
  • Evolução do negócio: o aumento da lucratividade e a redução de custos precisam ser trabalhadas em relação ao tempo. Por isso é fundamental apresentar projeções de como seu cliente pode evoluir em determinado período ao firmarem a parceria;
  • Cases de sucesso: um dos fatores que podem influenciar de forma positiva na tomada de decisão para fechar um negócio B2B é trabalhar bem os seus cases de sucesso, deixando explícito que já conseguiu trazer resultados para outras empresas.

Encontrar o alvo certo e usar ações bem planejadas será o grande diferencial para conseguir ter sucesso com o marketing digital B2B. Ou seja, suas ações precisam ser ainda mais focadas em conseguir resultados, selecionando o público certo que verá a sua mensagem.

O meio digital se mostra ainda mais importante nesse tipo de ação porque utilizar campanhas tradicionais, como as de rádio e de TV, não alcançariam aquelas pessoas específicas que podem se tornar clientes. É preciso investir nos locais onde sua persona está para aí sim conseguir chamar a atenção para o que você oferece.

Características do marketing digital para B2C

Aqui nós estaremos falando diretamente com o consumidor final, aquele que na prática vai utilizar os produtos e serviços. Exemplo disso são os clientes que adquirem um seguro de carro, ou até mesmo quando compramos produtos no supermercado.

A comunicação no marketing digital vai ser dirigida diretamente para as massas, e por isso é fundamental atuar com o marketing de relacionamento, onde é produzido conteúdo relevante na intenção de criar uma ligação ainda mais próxima do seu negócio com o público.

Veja os pontos principais que você precisa incluir na estratégia de comunicação para B2C:

  • Atuar com o lado emocional: explore o aspecto emocional para criar uma conexão entre marca e consumidor. Trabalhe mensagens que tragam sensações de realização, de prazer e aspectos relacionados à família.
  • Transformando desejo em necessidade: faça com que os produtos ou serviços comercializados se tornem uma necessidade de consumo do público;
  • Estímulo: crie campanhas de redução de preços para estimular a venda aos possíveis clientes.

Uma diferença clara nesse cenário será a questão da quantidade pedida e do preço trabalhado. Para o B2B, o preço será bem menor por conta do alto volume de pedidos. Já para o cliente final, que adquire quantidades bem menores, o valor será mais alto.

Exemplos práticos de como trabalhar marketing digital para B2B e B2C

Buscando entender a aplicação desses pontos na prática, vamos mostrar alguns exemplos de como seriam feitos trabalhos de marketing digital para B2B e B2C:

Exemplo de marketing digital B2B

Imagine uma empresa que trabalha com o desenvolvimento de softwares e plataformas mobile para negócios que atuam com transporte logístico. Essas soluções foram criadas para resolver diversos problemas constatados em uma cadeia de transporte, como a dificuldade em realizar o gerenciamento de risco dos caminhões que realizam entregas.

Pensando nas estratégias de marketing digital B2B para atingir os clientes certos, que seriam outras empresas que trabalham com transporte, poderiam ser criados conteúdos abordando os custos gerados pela falta de uma boa gestão de risco dentro das etapas logísticas e como a solução desenvolvida resolve esse problema.

Essas soluções possuem um ciclo de venda mais complexo, já que muitas vezes nem existem opções no mercado para fazer comparação de valores e de trabalhos feitos. Então cabe a essas empresas criarem formas de expor os reais benefícios, focando sempre nos dados e nos números apresentados.

Exemplo de marketing digital B2C

Já para uma empresa B2C, se entende que existe uma grande demanda que pode se interessar pelos produtos que são comercializados. Para fechar uma venda, basta criar um estímulo que faça cada pessoa sentir a necessidade de fazer a compra.

Uma loja de sapatos pode começar uma campanha de redução de preço para gerar esse estímulo, e ao mesmo tempo trabalhar conteúdos digitais que mostram os diferenciais e benefícios de determinada marca em relação a outras do mercado.

Lembre-se que você sempre estará falando com o consumidor final, aquele que possui o poder de decisão. Mostrar que a decisão de compra é a melhor opção para ele no momento faz parte da estratégia de marketing digital para B2C.

Gostou do conteúdo? Conseguiu entender a diferença entre marketing digital para B2B e B2C? Então continue acompanhando o nosso blog e confira mais dicas como essa que vão mostrar o caminho para o sucesso na web.

Métricas e KPIs

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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