Como encontrar novas oportunidades de mercado?

Como encontrar novas oportunidades de mercado

Como encontrar novas oportunidades de mercado?

Certamente você já ouviu a máxima: “as oportunidades estão em todas as partes”, principalmente quando nos referimos ao ramo empresarial. Mas será que é tão simples assim encontrar novas oportunidades de mercado? Podemos afirmar que fácil não é.

Um dos problemas mais comuns quando falamos em identificar novas oportunidades é que, muitas vezes, novas ideias de negócios são lindas na cabeça do seu idealizador. Porém, na prática não são viáveis.

Sabemos que não há fórmula mágica e que as coisas não caem do céu. Por isso, é imprescindível pesquisar, estudar, questionar e analisar muito bem antes de investir tempo e dinheiro em algo que pode ser uma grande furada.

No caminho certo para encontrar novas oportunidades de mercado

Para começar com o pé direito, é imprescindível que você saiba identificar uma boa oportunidade de negócio. Mas afinal, por onde começar? Apresente um diferencial! Pode ser uma demanda não atendida, uma área pouco explorada e, por que não, um produto completamente novo.

Ideias interessantes surgem a toda hora. Caso não saiba por onde começar, inspire-se nelas para criar sua proposta ou procure entender o processo criativo por trás dessas grandes mentes e seja original você também.

Há muitas fontes de novas oportunidades de empreendimento. Pensando nisso, elencamos aqui 5 fatores que você deve considerar na hora de encontrar novas oportunidades de mercado. Confira a seguir!

1. Preste atenção ao seu redor

Ser um bom observador é característica básica para encontrar novas oportunidades de mercado. Observe nas pessoas seus hábitos, suas necessidades, seus problemas. Isto é fundamental para descobrir o que você pode explorar nesse contexto.

Depois, com a ideia em mente, pesquise e faça análises. Você precisa ter certeza que seu produto ou serviço será relevante para o mercado. Não dispense um estudo de mercado para avaliar a demanda. Afinal, antes de se aventurar em um mundo desconhecido é preciso muito preparo.

2. Identifique produtos e serviços que agregam valor

Os consumidores compram o que necessitam para resolver algum problema. Para identificar novas oportunidades de mercado faça a seguinte pergunta: “quais são os problemas que o comprador está enfrentando?”. Podem ser frustrações no âmbito emocional, social, entre outros.

Muitas vezes, as pessoas não sabem do que precisam. É aqui que sua criatividade entra. Se você entende o comportamento do seu público-alvo vai saber oferecer um produto ou serviço que ele comprará para facilitar seu dia a dia.

Procure apresentar algo que não existe ou encontre soluções para problemas já existentes que outros não foram capazes. Seja para resolver novas ou antigas adversidades, o que você precisa é fazer a diferença no mercado.

3. Crie novas oportunidades de negócio

Fazer mais do mesmo vai tornar você um concorrente que entrará na batalha por preço e não vai gerar valor agregado para o cliente. Como já falamos, procure observar o que o mercado oferece e apresente uma proposta diferenciada para o público.

Quanto maior for o espaço para inovação, maiores são as chances de encontrar novas oportunidades de mercado e se dar bem. A dica é óbvia, porém sempre válida: pense no futuro!

Esteja sempre em contato com a tecnologia de ponta. Leia sobre invenções, observe os produtos novos que surgem a toda hora e analise o que está por vir. Com o pensamento lá na frente, imagine quais seriam as principais mudanças projetadas para a próxima década e quem sabe você tenha uma ideia inovadora para investir.

4. Encontre novos mercados para os mesmos produtos

“Por que não pensei nisso antes?”. Este questionamento é recorrente quando uma boa ideia aparece no mercado. Inovar não é nada fácil. Pensar em algo que não existe e que tenha um futuro promissor não é para qualquer pessoa.

Muitos empresários bem-sucedidos começaram “copiando” ideias geniais, mas que não estavam bem elaboradas. E o que eles fizeram? Melhoraram algo que já existe. Trata-se de encontrar o defeito do concorrente e apresentar uma proposta que aperfeiçoe a qualidade daquele produto ou serviço.

A maioria das grandes empresas, que começaram pequenas um dia, surgiram com a intenção de melhorar a vida das pessoas e aprimorar a experiência delas em relação a algo. Situações assim ajudam a movimentar o mercado. Ganham os empresários e também os clientes que são beneficiados com mais qualidade no serviço e preços competitivos.

Lembre-se que ser pioneiro é vantagem temporária. Você precisa de um bom plano de negócios para ter a real dimensão de como será a aceitação dessa sua nova ideia. E tem mais: esteja pronto para uma reação da concorrência. Por isso, o recomendado é iniciar um negócio com outras cartas na manga.

5. Mantenha uma rede de contatos sólida

Converse com pessoas inteligentes, troque contatos, faça parcerias. Muitas vezes, temos boas ideias e deixamos de compartilhar por uma série de empecilhos. Achamos que pode ser algo que não é viável ou que não teremos como executar. Por isso, manter uma rede de contatos é muito importante.

Você pode ter a ideia perfeita e não ter condições de tirar do papel. Um sábio investidor tem grandes chances de apostar na sua inovação e se interessar por financiá-la.

Em resumo, para encontrar novas oportunidades de mercado voltamos a primeira dica. É necessário observar, registrar informações, avaliar, fazer comparações, etc. Boas oportunidades surgem da capacidade de se diferenciar.

O mundo não para. Estamos em constante evolução e a todo momento surgem coisas novas. Não quer ficar para trás? Esteja pronto para elas. Sua base de estudo é muito importante, porém manter-se atualizado é essencial. Não dá para achar que o que aprendemos na faculdade há dez anos vai se manter igual para sempre. O mercado está cada vez mais exigente e é cruel com quem pensa assim.

Seja proativo. Procure sempre se especializar, estar em contato com pessoas inteligentes, pensar no futuro. Agora é com você. Esperamos que essas dicas possam te ajudar e todo seu esforço para encontrar novas oportunidades no mercado valha a pena no fim. Estamos na torcida!

Métricas e KPIs

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

Sem comentários

Deixe um comentário